quarta-feira, 25 de maio de 2011

Notícias - Geral

Quarta-Feira 25/05/2011 às 06:00
Professores fazem passeata em TB

Amanda Menger

geral@diariodosul.com.br

TUBARÃO – Mais de 300 professores da rede estadual fizeram uma passeata no Centro de Tubarão na tarde de ontem. Eles saíram da Ases e seguiram até a Secretaria de Desenvolvimento Regional, passando pela avenida Marcolino Martins Cabral. Os professores se reuniram momentos antes em assembleia regional e votaram pela continuidade da paralisação. Hoje, a greve completa uma semana e, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte), a adesão aumentou e chega a 90%, se observada a região de Tubarão.

“A categoria está indignada com esta proposta do governo do Estado porque isso acaba com o nosso plano de carreira. Eles não estão preocupados com a qualidade do ensino. Como um professor pode se qualificar se, com graduação e especialização, terá praticamente o mesmo salário daquele que só tem o magistério de Ensino Médio? Além disso, com esta proposta, acaba a progressão horizontal, que ocorria com o tempo de trabalho e com os cursos de qualificação”, afirma a coordenadora do Sinte em Tubarão, Terezinha Botelho Martins.

Os professores lotaram as arquibancadas do ginásio da Ases, em Tubarão. Munidos com faixas, eles pedem a aplicação da Lei do Piso Nacional da Educação incidindo sobre o Plano de Carreira. Além disso, eles também são contrários à municipalização do Ensino Fundamental. “Nosso próximo passo é pressionar os deputados a votarem contrários à Medida Provisória (MP) que afronta o nosso plano de carreira, que também é uma lei”, afirma a diretora do Sinte, Tânia Fogaça. Ainda na tarde de ontem, os deputados leram o texto da MP e iniciaram as discussões. Alguns deputados já condenaram a proposta e outros, como Joares Ponticelli (PP), pediram ao líder do governo, Jean Kuhlmann (DEM), que o Executivo reabrisse as negociações com o Sinte. Hoje, os professores devem realizar outro protesto, desta vez com velas, em frente à Catedral, a partir das 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário